A importância do feijão na alimentação ao redor do mundo!

Consumir feijão na alimentação não é um hábito somente dos brasileiros! A importância do feijão se dá por ser um alimento saboroso e nutritivo.

Com isso, o feijão conquistou as mais variadas culturas e é consumido nas mais variadas receitas. E por isso mesmo, nós trouxemos um pouco sobre o consumo do feijão nessas regiões e a história do grão na cultura local. Confira a seguir.

Feijão mexicano: o famoso chilli

O feijão mexicano é conhecido como chilli, um prato que mistura carne, feijão e tomates. O preparo segundo a história mais aceita, nasceu nos anos de 1880 em Enseada.

Segundo a história oficial, o objetivo ao fazer a receita era que fosse possível prolongar a duração da pouca carne disponível para os mais pobres.

Dessa forma, a receita era preparada para que todos pudessem comer bem dividindo o pouco disponível.

Também se fala na teoria de que o prato teria nascido no Texas, trazido por imigrantes mexicanos que foram se instalar na região. E isso teria desencadeado o surgimento do chilli como prato oficial do Estado.

Fato é que, o chilli possui variadas opções de combinações e é um prato muito apreciado. No Brasil, é possível experimentar o sabor do chilli em bons restaurantes mexicanos.

Feijão, arroz e ovos em Belize

Se a refeição te pareceu familiar, saiba que em Belize é possível comer arroz, feijão, ovos e Fry Jacks, uma massa especial frita que é muito servida junto com os demais preparos já citados.

Um ponto interessante sobre a refeição local é que, o feijão tem uma consistência muito mais cremosa que o consumido no Brasil. Os grãos são menos presentes no preparo que tem uma consistência que lembra um purê.

Belize fica na América Central e tem pratos muito saborosos que atraem os turistas de todas as regiões do mundo.

Os ovos são muito comuns na alimentação na região de Belize, que usam o ingrediente para diferentes preparos saborosos. 

Jamaica também tem seu próprio preparo do feijão

Na Jamaica o arroz com feijão também é a base da alimentação, assim como no Brasil. A diferença se dá no preparo do grão.

O feijão é pré-cozido e misturado com diversos temperos e sal em um único recipiente. Além disso, também é comum que o feijão seja preparado com vegetais e picadinhos de carnes da região.

Dessa forma, o sabor fica muito único e a comida se torna bem nutritiva. O arroz com feijão é comum tanto no almoço quanto no jantar jamaicano.

Feijão na alimentação em Portugal

Muito da alimentação brasileira é um reflexo dos hábitos alimentares de Portugal que foi responsável pela colonização do Brasil.

Em Portugal o feijão é consumido em inúmeros pratos, como o bacalhau com feijão frade. E quem nunca imaginou um doce de feijão, precisa conhecer o pastel de feijão de Torres Vedras.

Ao que se sabe, o doce foi desenvolvido por uma habitante da vila de Torres Vedras, D. Joaquina Rodrigues que desenvolveu a receita com itens comuns de sua casa para que seus familiares tivessem uma refeição saborosa com sobremesa.

Feijoada e feijão tropeiro

Não há como falar da importância do feijão na alimentação ao redor do mundo sem citar a feijoada e o feijão tropeiro, que são dois pratos típicos da culinária nacional que são muito saborosos.

Para muitos a feijoada remete ao tempo da escravidão, quando os escravos cozinhavam partes menos nobres dos animais abatidos com o feijão fazendo um preparo saboroso e nutritivo. 

Entretanto, a discussão é que essa história difundida de que a feijoada tem ligação com a escravidão vem sendo debatida. Tendo em vista que, muitos alegam como verdadeira a origem no século XIX, afirmando que a feijoada é uma inspiração de um cozido que era feito por portugueses.

Além disso, o costume de servir a feijoada quarta-feira e sábados é algo bem carioca, difundido por hotéis do Rio de Janeiro. Apesar da feijoada também ser popular em rodas de samba na cidade.

Enquanto o feijão tropeiro, por sua vez, foi uma receita desenvolvida no passado devido à necessidade de transportar alimento no lombo de mulas.

No passado os tropeiros eram os carregadores de mulas, gados e cavalos. A atuação dos tropeiros era no eixo sudeste e centro-oeste do país. E por não haver outra opção, eles levavam feijão, arroz, toucinho, charque, farinha de milho e de mandioca. 

Esses eram os componentes que formavam a alimentação dos tropeiros que também costumavam ter grãos de café consigo. Ao longo do movimento o preparo do feijão tropeiro ganhou força e com isso, o sabor inigualável tornou-se parte da cultura nacional. Hoje o feijão tropeiro é uma comida típica de Minas Gerais.

O feijão sacia a fome e é rico em vitaminas

O feijão é um alimento tão tradicional ao redor do mundo por uma série de fatores que vão muito além do sabor!

Quem adota cuidados com a nutrição do próprio corpo pode consumir feijão sabendo que está ingerindo vitaminas B1, B2, B3 e B9 provenientes do grão. Além disso, uma concha cheia de feijão tem apenas 95 calorias e sacia por muito tempo.

Tendo em vista que é fonte de fibras, o que faz com que a digestão do feijão seja mais lenta, justamente o que vai evitar que a fome apareça rapidamente.

Consumir feijão no almoço ajuda a dar saciedade e garantir que o período da tarde não será marcado pela fome enquanto aguarda a próxima refeição. O feijão tem grande quantidade de ferro, fósforo, magnésio, fibras, proteínas, é pobre em gorduras e ainda oferece aporte de cálcio.

Portanto, consumir uma porção de feijão é um hábito saudável em sua alimentação. Podendo variar o tipo do feijão e a forma de preparo para que o consumo seja mais saboroso.

Por isso, o feijão ajuda a manter o peso saudável e contribui para nutrir o seu corpo da melhor maneira possível.

Aproveite que agora já conhece o poder do feijão para contar com toda a qualidade do Feijão Delícia em sua mesa todos os dias.

Compartilhe

Posts Populares

Receba o nosso Ebook!

Inscreva-se no formulário abaixo para receber o nosso Ebook gratuito

É isso mesmo! Receba agora mesmo um Ebook gratuito sobre mitos e verdade sobre o feijão

Recomendação Delícia

Posts Relacionados

Que tal saber o tempo de cozimento do lote do seu feijão delícia?

Clique no botão e confira!

Buscar por lote ou por data

Preencha pelo menos um dos campos