Além de ser um alimento indispensável nas principais refeições, o feijão é nutritivo e combina com vários ingredientes. Os grãos podem ser usados em diferentes receitas e proporcionam um gostinho especial no prato.
No entanto, você sabia que o feijão ajuda a prevenir doenças, a manter a imunidade alta e até a emagrecer. Se você ficou curioso para saber mais sobre isso, continue lendo o post.
Feijão ajuda no combate e prevenção de doenças
De acordo com estudos realizados nos últimos anos, alimentos ricos em fibras à base de plantas, como o feijão, têm um efeito positivo sobre o carcinoma do rim, doenças crônicas associadas a ele e recorrência de pólipos do cólon.
Além disso, os grãos reduzem o colesterol ruim, melhoram a circulação e fazem bem ao coração e ainda auxilia a diminuir o risco de obesidade e pressão alta, que são alguns dos fatores de risco das doenças cardiovasculares.
Alimentos como o feijão, tem os menores índices glicêmicos e evitam picos de insulina no sangue, devido aos grãos serem ricos em fibras totais e solúveis, e também em amido resistente.
Além disso, atua melhorando o trânsito intestinal, reduzindo as chances de prisão de ventre. Bem como ajuda no combate à anemia, pois é rico em ferro, um mineral que é essencial no combate à anemia.
Quando ingerimos feijão, nosso corpo consegue absorver no máximo 10% do ferro contido nos grãos. Contudo, quando a ingestão é combinada com alimentos que contêm vitamina C, como a laranja em forma de suco, a absorção pode chegar a até 40%.
Feijão ajuda a manter a imunidade alta
Uma pessoa que tem a imunidade alta, dispõe de mais qualidade de vida e energia para as atividades do dia a dia. Pois, o sistema imunológico é fundamental para combater doenças e manter ativos as funções de outros órgãos vitais do nosso corpo.
Os grãos, como o feijão, fornecem vitaminas B, importantes para o metabolismo energético, e ferro, que age na manutenção do sistema imunológico. E para as mulheres, é ainda mais importante manter os níveis de nutrientes como o ferro, devido a perda desse nutriente durante o ciclo menstrual.
Assim, de forma geral o feijão contribui com o fortalecimento da imunidade do corpo. A sua mãe e avó estavam cobertas de razão quando diziam: “Tem que comer feijão para ficar forte.”
Por ser rico em vitaminas, podemos afirmar que, além de fortalecer os músculos e evitar cãibras, melhorar o sistema imunológico, auxilia na calcificação dos ossos e também contribui para a recuperação muscular pós-exercício
Se você está percebendo que a sua imunidade está baixa, uma das principais coisas que você precisa fazer é ajustes na alimentação e combinações e receitas com feijão pode ser uma opção prática e muito nutritiva para o seu cardápio.
Porque os alimentos como o feijão são fontes centrais das vitaminas e nutrientes que necessitamos para manter o organismo protegido contra vírus e bactérias.
Feijão ajuda a perder peso
O feijão possui fibras e carboidratos de absorção mais lenta que aumentam a sensação de saciedade e ao contrário do que muitos pensam, o consumo adequado do feijão não engorda, e sim ajuda a emagrecer.
De acordo com estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition os consumidores de feijão tendem a ter menos peso corporal e a circunferência da cintura menor, em relação aos não consumidores.
A pesquisa comprovou que consumir feijão reduz em 23% o risco de aumento da região abdominal e em 22% o risco de obesidade.
De modo, que ao adicioná-lo à sua dieta diária é bom para diminuir a gordura corporal e controlar o peso. Contudo, o feijão tem que ser consumido como um aliado a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Então, se você deseja saber mais sobre alimentação saudável e saborosa, continue acompanhando os nossos posts.