Feijoada
Feijoada: patrimônio cultural
do Brasil
Definitivamente a feijoada é um dos pratos mais amados e populares da gastronomia brasileira, é composta simplesmente por feijão preto, várias partes do porco, linguiça, farofa e um acompanhamento de verduras e legumes.
Ela é apontada como sendo uma criação do povo africano que foi escravizado e trazidos para o Brasil, entretanto seria essa mesmo a origem da feijoada?
Alguns historiadores apontam que esse prato, que é basicamente uma mistura de vários tipos de carnes, legumes e verduras, é milenar, e indicam ser originários da área mediterrânea da época do Império Romano.
Curiosidades dessa iguaria deliciosa
– Colheita do feijão
No começo dos anos 1900 a feijoada já era muito conhecida no Brasil, e nesta época existia uma divisão de tarefas para preparar o prato.
Os homens abatiam os porcos e as mulheres colhiam o feijão.
– Função da laranja no prato
Vamos combinar que uma boa feijoada vai muito bem com laranja, ela foi incorporada ao prato logo no início de sua criação.
Visto que a laranja é rica em vitamina c e outras substâncias que facilitam a digestão e a absorção do ferro presente no feijão.
– O prato em versos
O cantor e compositor Vinícius de Moraes transformou a feijoada em poesia, retratando de forma poética a digestão do prato:
“Que prazer mais um corpo pede/ Após comido um tal feijão?/ — Evidentemente uma rede/ E um gato para passar a mão…”
– Carnes salgadas
Antigamente as carnes da feijoada eram todas frescas e não salgadas.
Quem disseminou essa técnica foram os bandeirantes sertanistas do período colonial, que além do sal acrescentavam farinha para reforçar a alimentação durante suas viagens exaustivas.
Vamos então de receita delícia?
Que tal aprender a fazer uma deliciosa feijoada?
O Feijão Delícia trouxe para você uma receita fácil e deliciosa para você fazer no almoço de domingo, sua família vai amar.
Para dessalgar as carnes
Ingredientes
– 1,1 kg de costela de porco salgada (1 peça com 12 ripas)
– 800 g de carne-seca
– 600 g de lombo de porco salgado
Modo de preparo
Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças.
Corte o lombo e a carne-seca em cubos médios de cerca de 3 cm. Apoie a peça de costelinha na tábua e corte a carne entre os ossinhos para separar as ripas.
Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira.
Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.
Para a feijoada
Ingredientes
– 1 kg de feijão Preto Delícia
– 500 g de paio (4 unidades)
– 3 cebolas
– 5 dentes de alho
– ¼ de xícara (chá) de azeite
– 3 folhas de louro
– 1 colher (chá) de cominho em pó
Modo de preparo
Coloque o feijão numa peneira e lave bem sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela grande e cubra com 2,5 litros de água – se algum boiar, descarte. Cubra com um prato e deixe de molho por 30 minutos – se o feijão ficar muito tempo de molho pode perder a cor e desmanchar durante o longo cozimento da feijoada. Enquanto isso, faça o pré-cozimento das carnes.
Escorra a água das carnes dessalgadas e transfira para um caldeirão grande (ou panela) com capacidade para 11 litros. Cubra as carnes com água e leve ao fogo alto – cerca de 4 litros bastam, a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da panela, o importante é que as carnes devem ficar completamente imersas. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo alto, contados após a fervura – o pré-cozimento elimina o excesso de gordura e sal das carnes.
Enquanto isso, descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Com uma faca pequena, retire a pele dos paios. Escorra a água do feijão.
Passados os 10 minutos, com uma escumadeira, transfira as carnes pré-cozidas para uma tigela grande e descarte a água do cozimento, com cuidado para não se queimar.
Volte o caldeirão ao fogo alto. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 8 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar.
Acrescente o feijão demolhado ao refogado e misture bem. Adicione 6 litros de água e mantenha a panela em fogo alto. Assim que começar a ferver, junte a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando.
Após as primeiras 2 horas de cozimento, junte o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os grãos de feijão.
Faltando 30 minutos para o fim do cozimento, com uma pinça, transfira os paios para a tábua e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Volte as fatias para a panela e deixe cozinhar até completar as 5 horas de cozimento total, ou até que as carnes estejam bem macias e o caldo da feijoada comece a engrossar. Sirva com arroz, couve refogada, gomos de laranja e farinha de mandioca torrada.
A dica de ouro para preparar uma feijoada deliciosa é se atentar ao planejamento:
A feijoada fica ainda mais saborosa no dia seguinte do cozimento. Planeje 3 dias para o preparo da feijoada:
Dia 1 – Faça a dessalga das carnes.
Dia 2 – Cozinhe o feijão e as carnes. Armazene a panela na geladeira (se preferir, divida a feijoada em panelas menores para armazenar).
Dia 3 – Sirva a feijoada com os acompanhamentos: retire a feijoada da geladeira e leve ao fogo médio até começar a ferver, abaixe o fogo e deixe aquecer por 20 minutos, mexendo de vez em quando delicadamente para evitar que o feijão grude no fundo da panela.