Quem nunca sentiu aquele cheirinho de feijão saindo da panela de pressão e, já por instinto, sentiu a fome chegando? Claro que existem vários tipos de comida que nos levam a passar por essa situação, mas com aquele cheiro maravilhoso de feijão saindo da cozinha, parece até que a fome piora! É por isso que no Brasil a hora do almoço de muita gente, sem dúvida é também a hora do feijão, o grão mais amado, comprado e produzido pelo brasileiro.
Para se ter uma ideia, somos a terceira nação que mais planta feijão no planeta! É não é à toa! Além do arroz ser o seu grande companheiro em sabor e tradição, o prato mais consumido no Brasil é o arroz com feijão. Juntos, eles formam um par perfeito, também no quesito valores nutricionais.
Esses ingredientes são uma importante combinação, por oferecer todos os aminoácidos necessários para o corpo humano. A combinação, possui ainda, muitos tipos de nutrientes. O arroz, por exemplo, é fonte de carboidratos e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2. Ou seja, ele oferece muita energia para você gastar por aí.
O feijão ainda é rico em fibras e tem função antioxidante. Vale destacar, ainda, que o feijão quase não apresenta teores significativos de gordura e sódio. Agora, você sabia que o feijão ajuda na dieta para perder excesso de peso? Isso acontece porque as fibras e proteínas desse alimento provocam uma sensação de saciedade maior que outros tipos de comida, tal como um prato de macarronada.
Caso você seja muito adepto do fast-food, aqui vai uma triste notícia. Trocar um prato de arroz e feijão por este tipo de comida rápida, pode trazer prejuízos à sua saúde, já que essa refeição não fornecerá os aminoácidos essenciais para o seu corpo.
Mas, para amenizar o sofrimento de quem não vive sem um sanduíche, descobrimos que o público vegano já inventou o hambúrguer de feijão! Será que isso dá certo? Bom, na dúvida, aí vão alguns tipos de hambúrgueres veganos com a base feita do feijão:
Hambúrguer de feijão: esse hambúrguer tem uma casquinha crocante por fora e uma textura molhadinha por dentro. Além do sabor e da quantidade de nutrientes, a vantagem desse prato é que ele pode ser feito com feijão novo ou congelado.
Hambúrguer de feijão carioca: o feijão carioquinha é facilmente encontrado na mesa dos brasileiros, por isso, essa é uma ótima opção para inovar no sabor. Além disso, essa é uma receita que tem um nível de dificuldade bem baixo, apenas amassando o feijão sem caldo em formato de hambúrguer
Hambúrguer de feijão preto: uma ótima opção de hambúrguer para um prato sem ingredientes de origem animal, já que todos os itens são de fácil acesso e o sabor é de deixar muita gente de queixo caído.
Mas, se você não gostou da ideia de um hambúrguer feito de feijão, não tem problema. O ingrediente continua sendo a grande estrela de muitas receitas típicas brasileiras, tais como a feijoada, o tutu à mineira, o feijão tropeiro e até mesmo no acarajé!
E lembre-se que o Feijão Delícia é especializado em levar qualidade a sua mesa. Quem consome feijão tem uma vida mais saudável!