Quem não gosta de um arroz soltinho, feijão desmanchando… não é verdade?
O arroz com feijão é uma combinação que faz parte do dia a dia dos brasileiros, e além de trazer sustância à refeição, também é comum que algumas pessoas “errem a mão” na hora de cozinhar o feijão, isso quando não surge aquele medo de usar a panela de pressão.
Existem vários tipos de feijão: branco, preto, fradinho, carioquinha, roxinho, rosinha e o vermelho. Os mais usados no dia a dia dos brasileiros são o preto e o carioquinha, mas na hora de fazê-los verifique na embalagem as instruções de tempo de cozimento de cada um. O carioquinha, por exemplo, da Feijão Delícia é bem mais rápido e rende um caldo mais cremoso.
Por isso hoje trouxemos algumas dicas de como cozinhar o feijão perfeito para que ele fique bem temperado e gostoso. Vamos lá?
Cozimento
Folhas de louro, cebola, alho e pimenta do reino são os temperos mais utilizados na hora de cozinhar o feijão.
O ideal é que, na hora de colocar o feijão na panela de pressão, você já cubra com água e inclua as folhas de louro.
Depois disso, tampe a panela, leve ao fogo médio e espere a válvula chiar. A partir desse apito, conte dez minutos e desligue a panela de pressão.
Para temperar, em outra panela, vá refogando o alho e a cebola com azeite, e depois acrescente o feijão já cozido, com um pouco de caldo, amassando os grãos com o fundo da concha.
Fazendo isso, você vai engrossar o caldo do seu Feijão Delícia e deixa-lo ainda mais saboroso.
Cozinhe em fogo baixo e vá mexendo para que o feijão não grude no fundo da panela, e deixe no fogo até atingir a consistência que você quiser.
Se você quiser deixar o feijão com o caldo mais grosso, deve usar o liquidificador. Você pode retirar pequenas porções do liquidificador e bater, e depois devolver à panela onde está sendo feito o tempero.
Falando em tempero, você também pode usar coentro, manjericão, cominho e cheiro verde. Deixe apenas o sal para o fim, quando o feijão já estiver em fogo baixo, em fase de finalização. Assim, se você errar a mão no sal, fica mais fácil corrigir o gosto, bastando somente adicionar mais água.
Feijão com legumes
O feijão é rico em fibras, ferro e é uma fonte de proteínas de origem vegetal. Para deixar o feijão mais nutritivo, você pode investir em legumes e verduras na hora de cozinhar o feijão, como cenoura, beterraba, espinafre, inhame, batata e quiabo.
É só incluí-las na hora de temperar os grãos e refogar junto com o tempero.
Muitas mães com filhos pequenos optam por fazer feijão com legumes para inserir esses alimentos no prato dos pequenos.
Você pode picar bem picadinho que a criança não perceba que há legumes misturados. Os legumes mais utilizados nessa combinação são a abobrinha, couve, cenoura e o brócolis.
Benefícios do feijão
O feijão traz grandes benefícios à saúde:
- Combate à anemia: devido a grande presença de ferro vegetal, consumir feijão ajuda na prevenção e combate da doença, principalmente quando combinados com alguma fonte de vitamina C, como a laranja que facilita a absorção do ferro pelo organismo.
- Combate ao colesterol alto: o consumo de leguminosas auxilia na redução do colesterol LDL, que é o colesterol ruim, por ter alta quantidade de fibras solúveis.
- Combate a diabetes: o feijão também é um alimento de baixo índice glicêmico, evitando picos de insulina no sangue e auxiliando com a doença.
- Prevenção de doenças cardiovasculares: com a redução do colesterol ruim, a circulação também é beneficiada, o que auxilia no bom funcionamento do coração.
- Fonte de potássio: por ser rico em potássio, o feijão ajuda para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas.
- Evita cáries e prisão de ventre: a união do arroz com feijão proporciona uma dose diária de flúor que ajuda no controle de cáries nos dentes, e a alta concentração de fibras colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal.
No Brasil, ao todo, são consumidos cerca de 12,7 quilos de feijão per capita por ano, e isso é um ótimo hábito, principalmente pelo feijão ser uma fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9. Uma concha cheia tem apenas 95 calorias, e sacia bem, porque no estômago, suas fibras formam um gel e assim, permanecem mais tempo, resultando em um tempo maior para que a sensação de fome apareça.
Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui do blog!