Supostas larvas no feijão
Supostas larvas no feijão são um sinal de alerta?
A qualidade e condições de uma comida é uma preocupação muito constante e que deve ser observada atentamente. Quando se visita o supermercado, a cada produto adquirido é importante observar a data de vencimento, que indica se o produto está próprio para consumo ou não. Nos produtos perecíveis como derivados de leite e pães, é importante ficar muito atento a esses indicativos.
A questão da validade não é diferente com os produtos frescos como carnes, legumes e verduras. Cada um exige uma regra de conservação, como por exemplo as carnes que devem ser mantidas em congelamento para que fiquem boas para consumo. Com as frutas e legumes, é importante observar a casca e muitas vezes o cheiro, que podem indicar se está adequado para consumo ou não.
Mas com os grãos, o cuidado é diferente, uma vez que eles duram muito mais em termos de conversação e devem ser selecionados cuidadosamente, principalmente antes e durante o preparo.
Conheça mais sobre o que seriam “larvas” no feijão e o que realmente são, para que sempre seja possível consumir alimentos frescos e bons para consumo.
O QUE SÃO AS SUPOSTAS LARVAS NO FEIJÃO
O que muitas pessoas pensam que são larvas ou uma contaminação por insetos é apenas o broto do feijão. No tipo de feijão chamado carioca, em determinada época do ano há algumas variedades e quando cozido, pode soltar o broto (formado pelo caucíclio, gémula e radícula), que formam o sistema embrionário do feijão e assemelham-se às larvas. Porém, são apenas partes do alimento que se desprendem durante o cozimento.
Por isso, não há o que se preocupar. O feijão é um alimento saudável rico em benefícios para a saúde e os grãos da Feijão Delícia são considerados tipo 1, com a mais alta qualidade em grãos selecionados. E como somos uma empresa muito preocupada com o consumidor, preparamos algumas dicas de conservação de grãos para você sempre manter seus grãos frescos e próprios para consumo.
COMO CONSERVAR GRÃOS DE MANEIRA CORRETA
Os grãos são alimentos fáceis de conservação, em comparação com outros alimentos, que necessitam de um cuidado maior. O ideal é que não sejam guardados em refrigeração e estejam armazenados em recipientes secos e bem fechados, protegidos da luz solar e com boa circulação de ar.
Em alguns casos, é comum o aparecimento de pequenos insetos, conhecidos como caruncho, durante esse armazenamento. É importante que seja feita a limpeza dos grãos em caso de uma leve infestação, mas se houver uma contaminação maior e que haja larvas e ovos do inseto, neste caso é necessário fazer o descarte do grão pois não é indicado para consumo.
Para evitar o aparecimento desse tipo de inseto, é importante a correta armazenagem do grão, prezando por um ambiente que tenha pouca umidade e seja possível evitar essa contaminação.
No dia 11/10/15 foi veiculado uma matéria no programa Fantástico da Rede Globo no quadro do detetive virtual. Consumidores de dois estados queriam saber se o boato era verdadeiro.
https://globoplay.globo.com/v/4530645/